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SUSY CLÉA LISBÔA MELO
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O USO DA ARTE ESCRITA E NÃO-ESCRITA NAS AULAS DE HISTÓRIA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
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Orientador : MARIZETE LUCINI
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Data: 20/Jul/2020
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Dissertação
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O presente trabalho objetivou propor sequências didáticas para o Ensino de História que possam contribuir para a educação para as relações étnico-raciais em turmas do Ensino Fundamental II, respeitando o que diz a Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 que alterou a Lei 9.394 de 20 de dezembro 1996, que determina a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas instituições públicas e privadas de ensino do país. Nesse sentido nos propusemos a compreender o ensino para as relações étnico-raciais como instrumento fundamental à formação da identidade e exercício da democracia, através do uso da arte nas aulas de história dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, nos propusemos a elaborar sequências didáticas que contemplem recursos de valorização à diversidade cultural e combate ao racismo; e sugerir o uso dessas sequências didáticas para construção de conhecimento histórico. Durante a graduação já notamos a ausência de disciplinas que privilegiem esse ensino sobre a cultura africana e afro-brasileira e o Mestrado Profissional em Ensino de História aguçou essa necessidade em desenvolver um trabalho diferenciado e direcionado ao âmbito sociocultural, enfatizando a necessidade da educação étnico-racial na construção de identidades, utilizando as mais diversas fontes de conhecimento acessíveis ao aluno e além do que oferece o livro didático na construção do saber histórico. Nesse contexto utilizamos conceitos que fomentam a legitimam a educação étnico-racial como elemento primordial ao exercício da democracia. No que refere as práticas pedagógicas de Ensino de História e o uso de sequências didáticas como recursos que dinamizam essa construção do saber histórico nos embasamos em teorias que ratificam a importância das mesmas (sequências) como instrumento que possibilita a realização de atividades direcionadas e diferenciadas. O referido trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa e consistiu na elaboração de material pedagógico para o uso em sala de aula numa perspectiva de continuidade e ressignificação de conhecimentos históricos. Espera-se que as atividades possam ser aplicadas e adequadas à realidade de cada escola e que as mesmas evidenciem como a cultura negra compõe nossas identidades e como podemos utilizar desse reconhecimento no combate ao racismo.
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EGNALDO FERREIRA DE SOUSA JÚNIOR
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O USO DA HISTÓRIA LOCAL NA TERRA DAS CONHAS E DOS ENCANTADOS DE ALAGOAS, BRASIL.
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Orientador : PAULO HEIMAR SOUTO
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Data: 15/Mai/2020
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Dissertação
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Este estudo objetiva discutir a importância de compreender, valorizar e envolver os discentes do Ensino Médio na construção/reconstrução da História Local de área sertaneja alagoana localizada no município de Pariconha/AL. Analisa a experiência centrada na sequência didática desenvolvida na Escola Estadual Indígena José Carapina, a partir do primeiro semestre de 2019 intitulada “Meu Povo Jiripancó”, cujo intuito é aproximar os discentes do processo histórico da formação econômica e social do município aos dias atuais, os situando como coautores da história da localidade em que vivem, trazendo à tona acontecimentos, hábitos, religiosidade, manifestações culturais, personagens e locais comuns aos munícipes, buscando possibilitar aos discentes compreenderem a relação entre presente e passado e a se reconhecerem também, como sujeitos históricos, buscando romper com a história objetiva e tradicional, em uma perspectiva de pertencimento a comunidade. Esta proposta, também tem como proposta promover uma interação significativa e atrativa dos discentes com a disciplina História. Para tal, torna-se necessária a discussão sobre os elementos constituintes da História Local como estratégia metodológica a partir de Bittencourt (2005) Schmidt (2010), Guimarães (2017) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a BNCC (2018). Consubstanciados com referenciais teóricos da Educação Indígena através das análises de Bergamaschi (2012), Munduruku (2011) essa investigação tem como um dos recortes a realização de pesquisa de campo, cujo intuito será de distribuir discentes dessa escola em equipes, uma para cada localidade, aglomerando os que residem nos mesmos povoados. Cada equipe se encarregará de levantar dados históricos através de entrevistas, relatos ou depoimentos orais, referendados pela História Oral acerca dos aspectos históricos, sociais e culturais da sua localidade. As primeiras evidências sinalizam que o material coletado poderá ser problematizado e utilizado para construção/reconstrução da História Local, e assim oferecer novas alternativas de aproximação de reflexões acerca do cotidiano do discente, da localidade indígena, das funções da escola pública, relacionadas com o ensino de História em uma perspectiva crítica e cidadã.
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JOAO BATISTA DOS SANTOS
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Manual didático de história local com ênfase na culinária regional
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Orientador : ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
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Data: 28/Fev/2020
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Dissertação
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O presente trabalho tem por objetivo analisar a culinária regional do sertão sergipano enquanto recurso didático para estudar temas relacionados à História local de Poço Redondo-SE. E, ao final, tem-se como proposta criar um manual com sequências didáticas para que os professores utilizem nas aulas de História. A relevância dessa temática deve-se ao fato de que desde os primórdios da humanidade é perceptível a presença da alimentação cumprindo seu papel enquanto mecanismo biológico necessário à sobrevivência do homem, além disso, pode-se observar também que ela representa uma construção cultural que muito diz sobre o indivíduo e o grupo do qual ele faz parte. Pensando assim, na relação dialógica entre aluno e professor, a História local deve ser concebida também enquanto possibilidade de não apenas lembrar o passado mas de analisar algum aspecto desse passado para transformar em conhecimento histórico e com isso possibilitar uma nova forma de olhar para um objeto ao tempo que indaga sobre o contexto no qual ele está inserido, apresentando assim, uma possibilidade de revelar o sentido das coisas em uma dada realidade. Assim sendo, tem-se a oportunidade de entender o processo de formação da História do lugar ao tempo que reflete sobre sua identidade e características peculiares do grupo social no qual os indivíduos estão inseridos, sempre possibilitando potencialidades de transformar essa realidade conhecida.
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MAYRA FERREIRA BARRETO
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Abordagem de temáticas da Ditadura Civil-Militar por meio de Jornais Sergipanos (1964-1974)
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Orientador : JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
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Data: 28/Fev/2020
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Dissertação
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A pesquisa intitulada Abordagem de Temáticas da Ditadura Civil- Militar por meio de Jornais Sergipanos (1964/1974) apresenta reflexões a respeito da utilização de jornais sergipanos como fonte para o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental, valorizando-os como potencial didático para a aprendizagem histórica especialmente na abordagem de temáticas e/ou objetos do conhecimento (BNCC, 2019) relacionadas com o período da Ditadura Civil Militar no Brasil. O periódico escolhido foi a Gazeta de Sergipe, jornal que teve grande circulação na capital no período estudado, além de estar digitalizado e disponibilizado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBIUFS) acessível no seguinte endereço: jornaisdesergipe.ufs.br/. O objetivo final é a produção de um catálogo de fontes, com propostas de roteiros e atividades a serem exploradas e utilizadas pelos estudantes com a orientação do professor. A pesquisa dialoga com estudos no campo de educação histórica, em particular, aos estudos de (Rüsen, 2001, 2007), Peter Lee (2001,2006); Schmidt (2009) Isabel Barca (2001, 2009). Como proposta metodológica a pesquisa está dividida nas seguintes etapas: seleção do impresso; coleta de fontes nos jornais selecionados; análise do material coletado; produção escrita e elaboração do produto final. Dessa forma, o trabalho tem como motivação pensar em práticas para o ensino de história e produzir material didático, propondo o uso de novas abordagens e fontes para o ensino de história. O produto permitirá ao professor de história discutir de forma crítica com os estudantes representações a respeito da Ditadura Civil Militar no Brasil e suas relações com o presente, além que eles compreendam aspectos da produção do conhecimento historiográfico e observassem na prática a utilização do método histórico investigativo.
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BYRON ANDERSON COSTA BASTOS
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DE CALÍOPE PARA CLIO: O USO DA POESIA NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL OITOCENTISTA
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Orientador : ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
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Data: 28/Fev/2020
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Dissertação
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O presente trabalho objetiva demonstrar um procedimento didático-pedagógico, pautado na produção de conhecimento histórico, em sala de aula e, para tanto, lança mão da fonte literária para subsidiar tal produção. Foi feita uma seleção de poesias nacionais produzidas entre 1850 e 1900 e utilizá-las como ferramenta para o ensino de História do Brasil. Não se trata dum estudo de toda produção poética desse período, e sim da coleta e elaboração de uma antologia temática a partir de temas canônicos da Historiografia Nacional. Com isso, pretende-se demonstrar a viabilidade e as vantagens do uso da poesia no ensino de História da Educação Básica. Assim como suas potencialidades pedagógicas enquanto instrumento de ensino, através da elaboração de um roteiro de utilização dessas poesias em sala de aula. De forma que seja possível a qualquer professor de História, utilizá-las. Afinal, a literatura, quando vislumbrada como fonte de produção de conhecimento histórico, potencializa a investigação da dimensão imaginária da sociedade de um período, indicando as sensibilidades de uma época.
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AGLAENE DOS SANTOS MENDONÇA
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O PÓS-ABOLIÇÃO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE HISTÓRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-PNLD/2017: compreender para intervir por meio da construção de um caderno pedagógico
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Orientador : MARIZETE LUCINI
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Data: 27/Fev/2020
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Dissertação
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Esta pesquisa objetivou compreender as abordagens dos Pós-Abolição em três coleções didáticas destinadas ao Ensino Fundamental- Anos Finais aprovadas no PNLD/2017, para posterior produção de alternativas didáticas para o Ensino de História. As coletâneas selecionadas correspondem, aproximadamente, a 59% dos materiais distribuídos às escolas públicas que aderem ao Programa Nacional do Livro Didático. Para tanto, elencamos três objetivos específicos: identificar conteúdos sobre o Pós-Abolição, pautando em quais momentos e como aparecem; analisar as abordagens predominantes por meio de uma classificação na qual observaremos quais as perspectivas historiográficas e as ausências e construir um caderno didático, direcionado ao Ensino Fundamental, que leve três temas para a sala de aula. No caminho investigativo, procedemos pela pesquisa de tipo documental, numa abordagem qualitativa, todavia o aspecto quantificável não foi desprezado. Ademais, averiguamos documentos oficiais que incluem as normas orientadoras do ensino e os textos construídos no processo da chegada do material educativo à sala de aula. Para análise dos livros didáticos, utilizamos o método de análise de conteúdo, que consiste em tratar a informação a partir de um roteiro específico, iniciando com a pré-análise. Na sequência, partirmos para exploração do material e concluímos com o tratamento dos resultados e interpretações. No processo de análise destacamos dois conceitos para entendimento da problemática: livro didático e Pós-Abolição. A análise revelou a permanência de estereótipos sobre as abordagens do Pós-Abolição em temas como Imediato Pós-Abolição e Revolta da Chibata e a imersão de conteúdos situados nas ações de resistência é pautada pela negação da presença e restrição. Assim, propomos a construção do Caderno Pedagógico I: O Pós-Abolição no Ensino de História: temas abordagens e construções didáticas como forma de intervenção.
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AMANDA MONTEIRO MELO
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Projetar mulheres: o álbum de figurinhas como recurso pedagógico no Ensino de História no Semiárido Alagoano
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Orientador : LUCAS MIRANDA PINHEIRO
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Data: 27/Fev/2020
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Dissertação
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Este trabalho tem o objetivo de elaborar um álbum de figurinhas com mulheres em diversos tempos e espaços, como recurso pedagógico nas aulas de história, do ensino fundamental II (6º a 9º). Tendo a região semiárida de Alagoas como espaço de análise e atuação. O álbum é composto por 39 figurinhas, sendo 36 de mulheres e 03 grupos de mulheres, a seleção dos perfis foi feita a partir dos objetos de conhecimento e as habilidades da BNCC (ver página 73). Por outro lado, levamos em consideração as constatações feitas por Simone de Beauvoir (1960); Michelle Perrot (2008) e Elaine Pires (2016), ao indicar que as mulheres precisam de história e que por muito tempo suas vozes foram silenciadas, silêncio refletido nas aulas de história. Três conceitos indicam caminhos e nos acompanhará nesta pesquisa: Semiárido; Gênero e ensino de História, campos vivos, pulsantes que estão envoltos em lutas, tensões e projetos de sociedade. Assim, o Semiárido de Alagoas é entendido na mesma perspectiva holística de Malvezzi (2007), não se limita aos aspectos naturais, inclui processos políticos, econômicos, sociais e culturais. Com relação ao conceito de gênero dialogamos com os trabalhos de Federici (2017) Kergoat (2010); Biroli (2018) e Hooks (2013), para elas, o gênero não deveria ser tratado como uma realidade puramente cultural, assim como os diversos marcadores como classe, raça, etnia, regionalidade, geração, sexualidade, trazem especificidades as lutas feministas. Havendo uma interdependência dessas categorias sociais, tanto no plano teórico como na prática dos movimentos sociais de mulheres e trabalhadoras. No que se refere ao ensino de história conversamos com as produções de Alves (2013); Cerri (2011); Germinari (2011) e Guimarães (2017). Além do álbum de figurinhas, criamos um blog[1] com o perfil das mulheres que fazem parte dessa pesquisa, bem como indicações de fontes que podem ser utilizadas no trabalho de pesquisa em sala de aula, por docentes e discentes.
[1] Disponível em: https://projetarmulhereshi.wixsite.com/blog
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TATIANE SANTOS MATOS
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Sequências didáticas para Educação Patrimonial: Uso da Praça São Francisco para o ensino de história.
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Orientador : ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
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Data: 19/Fev/2020
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Dissertação
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Este estudo objetiva discutir a importância de compreender, valorizar e envolver os discentes do ensino fundamental na construção/reconstrução da História da cidade de São Cristóvão/SE através da praça São Francisco. Para tal feito iremos produzir sequências didáticas que trabalhem Educação Patrimonial através daquele espaço de memória, os situando como coautores da história da localidade em que vivem, trazendo à tona acontecimentos, hábitos, religiosidade, manifestações culturais, personagens comum a este espaço, possibilitando aos discentes compreenderem mais facilmente a relação entre presente e passado e a se reconhecerem também, como sujeitos históricos, rompendo assim, com a história objetiva e tradicional. Essa proposta também promove uma interação significativa e atrativa dos discentes com a disciplina História. Para tal, torna-se necessária a discussão sobre os elementos constituintes do Ensino de História como estratégia metodológica a partir de Bittencourt (2002) Schmidt (2010), Guimarães (2017) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Consubstanciados com o referencial teórico esse trabalho tem como objetivo promover a valorização da cultura local e espaços de memória através da construção da identidade e mobilização do sentimento de pertencimento dos alunos a sua comunidade. Assim o educador através das sequências didáticas poderá problematizar o espaço da praça para a construção/reconstrução da História Local, e assim oferecer novas alternativas de aproximação do cotidiano do discente, e seus espaços de memória , com o ensino de História em uma perspectiva crítica.
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FERNANDA ANDRADE SILVA
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OS SONS TINGUI BOTÓ: EBOOK MULTIMÍDIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA EM ALAGOAS
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Orientador : JANAINA CARDOSO DE MELLO
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Data: 18/Fev/2020
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Dissertação
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O presente trabalho trata do uso das mídias, em especial audiovisual, como suporte didático e metodológico para o ensino de história indígena. Os PCN’s (1998) e a LDB (1996) preconizam que o ensino de história deve permitir ao aluno ampliar seu conhecimento a partir das diferentes linguagens e recursos tecnológicos, com o objetivo de correlacionar a sua realidade e se situar no tempo e espaço, podendo produzir, expressar e desenvolver suas ideias, permitindo a autonomia de aprendizagem do aluno. A criação da Lei 11.645/2008 determina a inclusão do estudo e ensino da história e cultura indígena na Educação Básica. Porém, só a Lei não é capaz de conferir a visibilidade que os povos indígenas têm direito, bem como a construção de conceitos como tolerância, respeito e alteridade, tão discutidos atualmente dentro e fora das salas de aula. Logo, refletindo sobre a importância do Ensino de História indígena, surge então o problema inicial cuja pesquisa busca responder: Como ensinar uma História Indígena de maneira crítica, derrubando estereótipos e conferindo visibilidade a verdadeira identidade desses povos, a partir das canções Tingui-Botó? Para atender essa demanda foi concebido e elaborado um Ebook Multimídia com as canções e imagens dos Tingui Botó como produto pedagógico de auxílio ao professor de História no Ensino Fundamental. O ebook está sendo acondicionado no site de vendas da Amazon/Kindle com download de taxa mínima revertido para a aldeia indígena. Foram utilizadas como metodologia as bibliografias sobre Ensino de História e Ensino de História Indígena, bem como leituras que dizem respeito às diferentes linguagens no processo de ensino de História e as TICs. Juntamente ao aporte teórico, foi desenvolvido um estudo de caso etnográfico, tendo por base os princípios da pesquisa em educação, uma vez que o foco é uma comunidade indígena no estado de Alagoas e, do mesmo modo, procedimentos e cadastro e autorização (Resolução n° 510/16, Plataforma Brasil, SisGen, Funai e CNPQ). Por fim, o uso da música, em especial as canções indígenas, permite que os alunos consigam compreender a cultura e história dos povos nativos brasileiros, da mesma forma possibilite a noção de reconhecimento como sujeitos históricos através da construção de posicionamentos críticos, ou seja, que apresentem consciência histórica, leitura de mundo e o respeito pela diversidade cultural brasileira. O imapcto social do produto tecnológico educacional criado atende à perspectiva da formação cidadã e da difusão da cultura indígena no Ensino de História. A proposta do produto educacional coaduna-se à linha de pesquisa Saberes Históricos em diferentes espaços de memória.
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PAULO ROBERTO DE MENEZES RÊGO
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CARA E COROA: UM ROTEIRO PARA O USO DE MOEDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL.
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Orientador : LUCAS MIRANDA PINHEIRO
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Data: 18/Fev/2020
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Dissertação
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As moedas estão presentes na vida do homem desde os tempos mais remotos da civilização e são testemunhos coevos de diferentes épocas históricas. A unidade monetária brasileira sofreu alterações sucessivas durante a sua história. Como resultado desse fenômeno, um rico e diversificado legado iconográfico reside na coleção numária brasileira. Uma profusão de legendas, símbolos, brasões e efigies de personalidades históricas, são sinais que testemunham os valores institucionais da época em que circularam. O trabalho utilizará como referencial teórico a noção de Educação Histórica, formulada por Jorn Rüsen, cuja linha de pesquisa busca esclarecer o processo de formação da consciência histórica em estudantes no contexto de escolarização. Utilizaremos, ainda, o conceito de interpretação numismática, pois, a compreensão e análise da iconografia das moedas aplicadas ao processo de ressignificação do Ensino de História auxiliarão, para nós, no desenvolvimento de uma educação histórica significativa. A pesquisa estará dividida em duas partes distintas. A primeira parte do trabalho terá como objetivo fundamentar o uso de moedas como meio para o ensino de história, demonstrando seu papel privilegiado no desenvolvimento das competências e habilidades de representação e comunicação que emergem no ato de criticar, analisar e interpretar fontes documentais da disciplina história no espaço escolar. A segunda parte do trabalho consistirá em desenvolver um instrumento que norteará o trabalho dos professores em sala de aula, um roteiro para análise das moedas dos diversos períodos históricos nacionais: Colônia, Reino Unido, Império e República. Acreditamos que o uso dessa ferramenta didática, permitirá ao professor, caracterizar, analisar e interpretar as múltiplas potencialidades disponíveis nessas fontes, suas motivações temáticas e contextualização histórica. Possibilitando, o desenvolvimento, nos alunos, das competências e habilidades de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise dessa fonte material, estimulando o incremento da criticidade e autonomia de pensamento.
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ADILSON NOBRE DO NASCIMENTO
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INVERTENDO A AULA DE HISTÓRIA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM PROPOSTAS DE ENSINO HÍBRIDO UTILIZANDO O GOOGLE SALA DE AULA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO.
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Orientador : DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
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Data: 18/Fev/2020
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Dissertação
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Este texto é resultado da dissertação do mestrado profissional em ensino de história (PROFHISTÓRIA) no biênio 2018/2020 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem como finalidade trazer ao professor de História da educação básica algumas propostas de trabalho que visem a aplicação do modelo de ensino híbrido denominando sala de aula invertida tendo como suporte tecnológico o aplicativo “Google Sala de Aula” pode proporcionar a otimização do processo de ensino aprendizagem de História em turmas de ensino médio. A proposta terá como produto final uma série de sequências didáticas planejadas e desenvolvidas adotando a proposta de ensino híbrido e com o suporte do ambiente virtual de aprendizagem Google Sala de Aula. Para fundamentar este trabalho se faz necessário uma ampla pesquisa bibliográfica sobre aprendizagem, ensino de História, metodologias ativas, ensino híbrido, sala de aula invertida, tecnologias digitais de Informação e Comunicação e sobre o objeto de aprendizagem Google Sala de Aula. O método adotado para a análise dos possíveis resultados, sob perspectivas qualitativas, pois não buscou evidenciar dados fechados através de números, mas sim reflexões a partir das observações feitas em sala de aula a partir da observação e as respostas dadas às atividades propostas. A estruturação deste material foi concebida a partir de uma discussão introdutória, seguida pela descrição de conceitos basilares e pelas sequencias didáticas propriamente ditas, estas, a parte mais prática e direta de todo o texto.
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ELAINE SANTOS ANDRADE
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O FANZINE COMO DISPOSITIVO AUXILIAR NA INVESTIGAÇÃO DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA
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Orientador : FÁBIO ALVES DOS SANTOS
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Data: 18/Fev/2020
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Dissertação
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Esta investigação apresenta as reflexões e resultados extraídos na pesquisa desenvolvida no intuito de identificar e analisar as potencialidades do Fanzine como dispositivo auxiliar na investigação da Aprendizagem histórica no método de Aulas Oficinas (BARCA, 2004). O conceito de aprendizagem aqui em referência tem como substrato teórico e metodológico uma aprendizagem relacionada à formação das ideias históricas dos alunos tendo como base a perspectiva da Educação Histórica, em especial, da experiência concreta da cognição histórica situada (BARCA, 2007; SCHMIDT, 2009). Campo de estudo que numa compreensão do processo de construção do conhecimento divide os conceitos fundamentais em história em duas tipologias: Conceitos substantivos e conceitos de segunda ordem. Investigar de que forma estes conceitos estão sendo aprendidos na sala de aula pode contribuir para uma melhoria na progressão da aprendizagem histórica. Metodologicamente, em caráter qualitativo, confecciona-se e aplica um Roteiro de Aulas Oficinas que visem a produção de narrativas históricas em formato de Fanzines para responder à questão central: as aulas com fanzines possibilitaram aos sujeitos da pesquisa a uma maior capacidade de compreender e manejar conceitos na construção do conhecimento histórico? Os sujeitos da investigação são jovens estudantes pertencentes a uma turma de transição entre o 1° para o 2° ano do Ensino Médio em Tempo Integral. Para a análise teórica, utiliza-se as contribuições de autores que tomam como referência o próprio conhecimento histórico (ASHBY, LEE e SHEMILT, 2005; LEE, 2001, 2004, 2006; BARCA, 2001, 2004, 2005; COOPER; SCHMIDT e GAGO, 2005; CAINELLI e SCHIMIDT, 2011). Na categorização das ideias prévias utiliza-se as formulações de Lilian Castex (2008) e as contribuições de Gevaerd (2009) na análise das narrativas buscando identificar, após as oficinas, a ocorrência da progressão nas ideias dos alunos, na constituição de uma Literacia histórica.
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MAURO FIRME DA SILVA JUNIOR
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História e Imagem: o uso de cartuns no combate à desigualdade racial no Brasil (2008-2014)
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Orientador : ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
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Data: 17/Fev/2020
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Dissertação
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O Brasil é um país multicultural, marcado por uma diversidade étnica e racial, que impressiona, sejam os próprios brasileiros como também o resto do mundo. Essa multiplicidade cultural ocorre graças à presença de povos com diferentes origens e culturas que ao longo de nossa história para cá vieram e construíram a sociedade brasileira, no entanto, isso não significa que esses diferentes grupos tiveram ou têm as mesmas oportunidades, recebem tratamento igual ou equivalente, ou têm seus direitos garantidos e respeitados de modo justo, isso fica mais claro quando analisamos dados oficiais e de pesquisas sobre as condições de vida dos afro-brasileiros. Mesmo se tratando de uma realidade tão presente e clara, essa situação tem sido bastante questionada, relativizada e até mesmo negada por muitos brasileiros, inclusive por autoridades. Por isso o presente trabalho é fruto de inquietações que giram em torno de um problema grave que afeta os afro-brasileiros, a desigualdade racial, fato com fortes ligações com a escravidão de africanos e seus descentes, que em nosso país durou 349 anos, consequentemente deixando profundas marcas, mesmo depois de 132 anos de sua abolição. Nesse cenário a História e os professores da educação básica devem estimular a reflexão sobre o tema, e assim desnaturalizar e combater essa realidade ainda tão presente. Dessa forma, o que pretendemos é fazer com que os estudantes compreendam a desigualdade racial negra no Brasil como um fenômeno resultante de um processo social e histórico, além de desenvolver a consciência histórica, utilizando imagens que discutem essa temática. As imagens escolhidas em questão são os cartuns do artista polonês Pawel Kuczynski, nos quais o autor tem abordado entre vários temas o racismo, o preconceito, a discriminação e a desigualdade racial, problemas que marcam gravemente a realidade do nosso país, consequentemente sendo de grande debate na sociedade brasileira. Como resultado de nossa pesquisa e pensando em atingir esses objetivos, nos propomos a desenvolver um manual didático para professores de História da educação básica, que contarão com a presença de quatro sequências didáticas, em que se utilizará de quatro cartuns, uma imagem para cada sequência, explorando o potencial das obras do cartunista Pawel Kuczynski, como fonte histórica e recurso didático. Dessas quatro obras, três foram produzidos no ano de 2008 e, um produzido em 2014. A nossa pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico; aplicamos um processo metodológico de caráter qualitativo, pois não buscamos resultados numéricos, de natureza exploratória, a pesquisa irá proporcionar maiores informações sobre o tema em questão, que poderão ser utilizados para futuras pesquisas.
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ELIANA DIAS FERREIRA OLIVEIRA
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PONTEIROS DA MEMÓRIA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SERGIPE
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Orientador : JANAINA CARDOSO DE MELLO
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Data: 17/Fev/2020
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Dissertação
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O produto/processo em desenvolvimento trata-se de um jogo de tabuleiro com interface digital interativa (QR Codes) cujo objeto de pesquisa é o Largo da Gente Sergipana, em Aracaju/SE, e seus sujeitos de pesquisa a estatuária representativa das manifestações culturais imateriais sergipanas, além da relação desse espaço patrimonializado com o rio Sergipe e a proposta de um Ensino de História focado na Educação Patrimonial e Ambiental. Como objetivo geral, busca-se promover um Ensino da História local capaz de fomentar a compreensão da diversidade identitária dos monumentos culturais sergipanos através de um jogo pedagógico. Os objetivos específicos compreendem: 1. Contribuir para o Ensino de História de forma lúdica, possibilitando o acesso dos professores a um material de leve aplicação e com fundamentação teórica e metodológica; 2. Inspirar formas de ensino e aprendizagem por meio de monumentos urbanos e do uso dos elementos culturais associadas à inovação; 3. Sensibilizar professores e alunos para a diversidade cultural na História de Sergipe, assim como para suas ressignificações, problematizações e pensamento crítico por meio de um jogo. São indagações que norteiam esse trabalho: Como elaborar de forma lúdica e significativa “os ponteiros da memória: educação patrimonial no ensino de história em Sergipe”? Como abordar a Educação Patrimonial na esfera do patrimônio cultural material, imaterial e ambiental? Como tratar as nove representações culturais e uma ambiental em um jogo educativo? Como trazer a discussão para o âmbito do ensino fundamental maior? Como inserir o debate da sergipanidade nos conteúdos de História? Como articular pedagogicamente esse jogo no fluxo de vida, memória, cultura e história? Como desenvolver a pesquisa de modo a alimentar o jogo? A pesquisa, no que diz respeito ao processo de coleta de informações para construção e validação do jogo, utiliza o método qualitativo de pesquisa a partir da seleção de referências bibliográficas, jornais, artigos, dissertações e teses sobre a multiplicidade de olhares que o tema envolve. Os procedimentos de elaboração do jogo envolvem uma busca de anterioridade em bases de registro de patente e marca, elaboração do design de peças e tutorial, uso de materiais recicláveis, bem como aplicação teste com professores e alunos, ensejando também uma metodologia experimental de onde se poderá aferir a viabilidade do jogo e sua eficácia na construção do conhecimento histórico coletivo, permitindo os ajustes necessários. Autores como Sandra Pelegrini, Durval Muniz Albuquerque Jr., Moacir Gadotti, Jörn Rusen, Pierre Nora, Marcia D’Alessio, dentre outros, compõem o campo teórico. O jogo foi testado em vários espaços com professores e alunos angariando sugestões para seu aperfeiçoamento e replicabilidade. O impacto social e ambiental se manifesta no processo de Educação Patrimonial e Ambiental, formando consciências cidadãs e cuidadosa com seres humanos e natureza. Integra-se plenamente em sua concepção e execução na linha de pesquisa Saberes históricos em diferentes espaços de memória.
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KÁTIA PATRÍCIA SANTOS SEIXAS
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UM OLHAR SOBRE O OUTRO: ESTIMULANDO A EMPATIA POR MEIO DE CONTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
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Orientador : DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
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Data: 17/Fev/2020
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Dissertação
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A pesquisa intitulada “Um Olhar Sobre o Outro: Estimulando a Empatia por Meio de Contos no Ensino de História” tem como objetivo trabalhar uma reflexão sobre o uso de contos como recurso para estimular a empatia e a análise histórica entre alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, do Colégio Estadual Ivo do Prado, localizado no bairro Dezoito do Forte, em Aracaju/SE. Para essa empreitada, selecionamos os seguintes textos: “Eu, um homem correto”, de Murilo Antônio de Carvalho; “O Medo”, de Anne Frank e “Porque hoje é sábado”, de Maria José Silveira. O objetivo final é a criação de um caderno pedagógico através do qual serão descritas a metodologia e as estratégias escolhidas para estimular a empatia e a análise histórica, contendo os contos selecionados e os respectivos conteúdos que podem ser explorados com o auxílio dos mesmos, as atividades propostas e os resultados da aplicação dessas, além de exemplos de textos produzidos pelos alunos. Nossa perspectiva é que o material confeccionado sirva para socializar os resultados dos estudos realizados e oferecer subsídios para reflexões sobre práticas pedagógicas vivenciadas no cotidiano escolar que objetivam a formação do aluno/cidadão, preparado para viver em sociedade, respeitando a si próprio e ao próximo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram levantamento de material bibliográfico, constituição e análise do corpus. Procurou-se fundamento teórico em autores que desenvolveram estudos sobre Literatura, conto, História, empatia e aprendizagem e suas correlações. O corpus para análise foi constituído a partir da aplicação de sequências didáticas. Ao avaliarmos os resultados das atividades propostas, estaremos examinando nossa própria prática pedagógica, e, portanto, realizando o método da pesquisa-ação, pois, nesse caso, teremos o pesquisador e os participantes atuando de forma cooperativa e participativa.
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