Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA MARIA DA SILVA LEITE
DATA: 17/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O uso da música, combate ao preconceito étnico-racial e ensino de história: uma sequência didática aplicada aos 7º anos, Colégio Amadeus, Aracaju, Sergipe, 2023.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, música e combate ao preconceito étnico-racial.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:
A escola possui um papel social relevante na formação social do indivíduo. E uma das áreas de conhecimento que pode contribuir significativamente para isso é o ensino de História. Mediante esse diálogo este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados extraídos da pesquisa desenvolvida junto ao ensino e aprendizagem de História. Esse ensino se desenvolveu através de uma metodologia tendo como suporte a análise de letras de músicas para combater o preconceito étnico-racial em relação ao negro e valorizar a diversidade étnica por meio de uma sequência didática. Essa experiência/prática foi trabalhada com alunos(as) do 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Amadeus, uma unidade da rede privada de ensino de Aracaju, Sergipe, nos meses de setembro e outubro no ano de 2023. E, a partir dessa postura pedagógica, historiográfica e humanista, foi possível ressignificar a cultura escolar como espaço propício que o(a)s aluno(a)s se reconhecessem enquanto sujeitos que respeite a diversidade étnico-racial dos povos. A presente proposta de ensino e de aprendizagem está atenta às normativas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei nº 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da temática de História e cultura Afro-brasileira. Em termos teóricos a fundamentação que orientou as reflexões desse estudo baseou-se, principalmente, nas obras de Almeida (2019), Schmidt, et. al, (2011) Rüsen (2012), Freitas e Oliveira (2022) e Gomes (2005), além de outros autores cujos escritos contribuíram para a fundamentação desta pesquisa.