Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEANE SANTOS DA COSTA
DATA: 19/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A construção da identidade Quilombola em Palmeira dos Índios/AL.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Escolar Quilombola; Identidade; Palmeira dos Índios;
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:
Esta pesquisa trata da Educação Escolar Quilombola em Alagoas, tendo comoobjetivo compreender o processo de constituição da identidade quilombola dos alunos daEscola Municipal Professora Mary Sampaio Caparica, situada em Palmeira dos Índios/AL.Buscando desta forma contribuir com a visibilidade dos remanescentes quilombolas daComunidade Tabacaria, mostrando o protagonismo, as tradições, as lutas e as conquistas. Oscaminhos para realização da pesquisa deu-se por meio levantamento bibliográfico em livros,artigos, dissertações e teses, tendo como referências Nilma Lino Gomes (2011), MariléaAlmeida (2022), Flávio dos Santos Gomes (2015), bell hooks (2017), Manuel Castells (2018),além de pesquisa de campo por meio entrevista com os alunos, os professores, oscoordenadores e os diretores da escola. As pesquisas mostram que existe um longo percursopara que a Educação Escolar Quilombola seja implementada de forma satisfatória, isso deve-se ao racismo estrutural presente na nossa sociedade, ao ensino eurocentrado. Além da faltade formação continuada para os professores, a inexistência de livros didáticos sobre atemática, situações essas que contribuem para a temática não seja abordada em ambienteescolar e consequentemente contribuindo com o desconhecimento e preconceito sobre osremanescentes quilombolas.