Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIDIANE CORDEIRO DA SILVA
DATA: 28/07/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: Ensino de História e Educação em Direitos Humanos: diálogos possíveis e
necessários
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ensino de História Direitos humanos Consciência histórica
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea
RESUMO:
Este projeto de pesquisa trata da Educação em Direitos Humanos como uma proposta para o currículo de História no Ensino Fundamental II. Buscamos através das discussões aqui realizadas, construir caminhos e possibilidades para inserir a perspectiva da temática dos Direitos Humanos nas aulas de História fomentando no ambiente escolar práticas pedagógicas democráticas que visam contribuir para a formação dos sujeitos de direitos. Pretendemos a partir dos recortes que fizemos, elencar algumas sugestões para discutir os direitos humanos alinhados com as diretrizes (LDBEN, BNCC, PNEDH) que norteiam a educação brasileira visando fortalecer uma proposta de educação histórica que contribua para nortear os indivíduos acerca de questões que afetam diretamente a realidade vivida. A partir dos recortes temáticos elencados (gênero, povos originários, racismo e os direitos da criança e do adolescente), serão apresentados numa cartilha para professores/as de História, objetivamos contribuir para a problematização desses temas sociais no ensino fundamental II. Assim, com o olhar voltado para o tempo presente, focalizando em discussões que têm ganhado destaque no cenário nacional elaboramos alternativas a serem utilizadas nas aulas de História. A nossa proposta é, a partir de sequências didáticas, possibilitar que os professores/as de história tenham acesso a um material que possa norteá-los e/ou instigá-los a introduzir os fundamentos e métodos da EDH, em seus currículos como categoria de análise histórica tendo o caderno digital como uma ferramenta que contribua para a ampliação dessas discussões tão fundamentais na contemporaneidade.