Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILA ANGELICA OLIVEIRA MORAES DE ANDRADE
DATA: 02/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual de defesas do PROFHISTÓRIA
TÍTULO: Entre a prática e a
teoria: Proposta de formação continuada em aprendizagem histórica para professores
e professoras dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Estância/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, Aprendizagem Histórica, Formação continuada de professores.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:
Nesta dissertação, investigamos a natureza predominante da formação continuada para professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental. Discutimos os fundamentos teóricos e metodológicos de maneira a correlacionar os temas e qualificar a ação docente no Ensino Básico no que diz respeito aos meios, justificativas e finalidades do ensino de História como prática e componente curricular. Efetivamente, discutimos o papel e a funcionalidade do ensino de História na educação básica para a formação da consciência histórica, interrogando como os professores lidam com as questões da aprendizagem histórica e como é possível criar condições para uma melhor aprendizagem histórica. Em termos teóricos, fundamentamo-nos, principalmente em Bernadete Gatti, Paulo Freire, Dermeval Saviani, Jörn Rüsen, Francisco Ibernon e Petter Lee. O resultado do diálogo com a literatura especializada em formação continuada e aprendizagem histórica e das demandas por formação é apresentado ao final da dissertação, configurado em um projeto de intervenção, na forma de um programa de curso de Formação Continuada para os professores de História dos anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Estância/ SE, focado na ideia de aprendizagem histórica.