Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ROBERTO DE MENEZES REGO
DATA: 18/02/2020
HORA: 13:00
LOCAL: Auditório de Filosofia
TÍTULO: CARA E COROA: UM ROTEIRO PARA O USO DE MOEDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; moedas; numismática; fontes históricas.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO:
As moedas estão presentes na vida do homem desde os tempos mais remotos da civilização e são testemunhos coevos de diferentes épocas históricas. A unidade monetária brasileira sofreu alterações sucessivas durante a sua história. Como resultado desse fenômeno, um rico e diversificado legado iconográfico reside na coleção numária brasileira. Uma profusão de legendas, símbolos, brasões e efigies de personalidades históricas, são sinais que testemunham os valores institucionais da época em que circularam. O trabalho utilizará como referencial teórico a noção de Educação Histórica, formulada por Jorn Rüsen, cuja linha de pesquisa busca esclarecer o processo de formação da consciência histórica em estudantes no contexto de escolarização. Utilizaremos, ainda, o conceito de interpretação numismática, pois, a compreensão e análise da iconografia das moedas aplicadas ao processo de ressignificação do Ensino de História auxiliarão, para nós, no desenvolvimento de uma educação histórica significativa. A pesquisa estará dividida em duas partes distintas. A primeira parte do trabalho terá como objetivo fundamentar o uso de moedas como meio para o ensino de história, demonstrando seu papel privilegiado no desenvolvimento das competências e habilidades de representação e comunicação que emergem no ato de criticar, analisar e interpretar fontes documentais da disciplina história no espaço escolar. A segunda parte do trabalho consistirá em desenvolver um instrumento que norteará o trabalho dos professores em sala de aula, um roteiro para análise das moedas dos diversos períodos históricos nacionais: Colônia, Reino Unido, Império e República. Acreditamos que o uso dessa ferramenta didática, permitirá ao professor, caracterizar, analisar e interpretar as múltiplas potencialidades disponíveis nessas fontes, suas motivações temáticas e contextualização histórica. Possibilitando, o desenvolvimento, nos alunos, das competências e habilidades de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise dessa fonte material, estimulando o incremento da criticidade e autonomia de pensamento.