Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AGLAENE DOS SANTOS MENDONÇA
DATA: 27/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: PROFHISTÓRIA
TÍTULO: O PÓS-ABOLIÇÃO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE HISTÓRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-PNLD/2017: compreender para intervir por meio da construção de um caderno pedagógico
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Livro Didático. Pós-Abolição.
PÁGINAS: 206
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO:
Esta pesquisa objetivou compreender as abordagens dos Pós-Abolição em três coleções didáticas destinadas ao Ensino Fundamental- Anos Finais aprovadas no PNLD/2017, para posterior produção de alternativas didáticas para o Ensino de História. As coletâneas selecionadas correspondem, aproximadamente, a 59% dos materiais distribuídos às escolas públicas que aderem ao Programa Nacional do Livro Didático. Para tanto, elencamos três objetivos específicos: identificar conteúdos sobre o Pós-Abolição, pautando em quais momentos e como aparecem; analisar as abordagens predominantes por meio de uma classificação na qual observaremos quais as perspectivas historiográficas e as ausências e construir um caderno didático, direcionado ao Ensino Fundamental, que leve três temas para a sala de aula. No caminho investigativo, procedemos pela pesquisa de tipo documental, numa abordagem qualitativa, todavia o aspecto quantificável não foi desprezado. Ademais, averiguamos documentos oficiais que incluem as normas orientadoras do ensino e os textos construídos no processo da chegada do material educativo à sala de aula. Para análise dos livros didáticos, utilizamos o método de análise de conteúdo, que consiste em tratar a informação a partir de um roteiro específico, iniciando com a pré-análise. Na sequência, partirmos para exploração do material e concluímos com o tratamento dos resultados e interpretações. No processo de análise destacamos dois conceitos para entendimento da problemática: livro didático e Pós-Abolição. A análise revelou a permanência de estereótipos sobre as abordagens do Pós-Abolição em temas como Imediato Pós-Abolição e Revolta da Chibata e a imersão de conteúdos situados nas ações de resistência é pautada pela negação da presença e restrição. Assim, propomos a construção do Caderno Pedagógico I: O Pós-Abolição no Ensino de História: temas abordagens e construções didáticas como forma de intervenção.