Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOISES SANTOS REIS AMARAL
DATA: 11/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Reunião do ProfHistória
TÍTULO: História Local Fatimense, uma construção da aprendizagem significativa em Ausubel.
PALAVRAS-CHAVES: História Local. Aprendizagem Significativa. Consciência Histórica. Literacia Histórica.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:
Este texto é fruto da dissertação do mestrado profissional em ensino de história (Profhistória) no biênio 2018/2020 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Busco trazer ao professor de história da educação básica algumas propostas de trabalho que visem a inserção da história local no ensino de história, tornando esta disciplina escolar mais próxima e palpável para os alunos, além de propor aulas que incentivem os alunos a serem mais ativos no processo de ensino aprendizagem. Essa proposta é uma busca da aprendizagem significativa em David Ausubel a partir da história local. Partindo das discussões propostas, apresento como produto ao docente, um manual de formação continuada com sequencias didáticas que demonstram de forma prática como trabalhar a história local de um município nas aulas de história, a fim de formar alunos conscientes da sua condição de sujeitos históricos e, por consequência, de cidadão críticos e ativos. A organização deste material foi concebida à partir de uma discussão introdutória, seguida pela descrição de conceitos basilares e pelas sequencias didáticas propriamente ditas, estas, a parte mais prática e direta de todo o texto.