Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA PATRICIA SANTOS SEIXAS
DATA: 26/07/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do Polo Gestão
TÍTULO: UM OLHAR SOBRE O OUTRO: ESTIMULANDO A EMPATIA POR MEIO DE CONTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: História. Literatura. Empatia. Aprendizagem.
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:
A pesquisa intitulada “Um Olhar Sobre o Outro: Estimulando a Empatia por Meio de Contos no Ensino de História” tem como objetivo trabalhar uma reflexão sobre o uso de contos como recurso para estimular a empatia e a análise histórica entre alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, do Colégio Estadual Ivo do Prado, localizado no bairro Dezoito do Forte, em Aracaju/SE. Para essa empreitada, selecionamos os seguintes textos: “Eu, um homem correto”, de Murilo Antônio de Carvalho; “O Medo”, de Anne Frank e “Porque hoje é sábado”, de Maria José Silveira. O objetivo final é a criação de um caderno pedagógico através do qual serão descritas a metodologia e as estratégias escolhidas para estimular a empatia e a análise histórica, contendo os contos selecionados e os respectivos conteúdos que podem ser explorados com o auxílio dos mesmos, as atividades propostas e os resultados da aplicação dessas, além de exemplos de textos produzidos pelos alunos. Nossa perspectiva é que o material confeccionado sirva para socializar os resultados dos estudos realizados e oferecer subsídios para reflexões sobre práticas pedagógicas vivenciadas no cotidiano escolar que objetivam a formação do aluno/cidadão, preparado para viver em sociedade, respeitando a si próprio e ao próximo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram levantamento de material bibliográfico, constituição e análise do corpus. Procurou-se fundamento teórico em autores que desenvolveram estudos sobre Literatura, conto, História, empatia e aprendizagem e suas correlações. O corpus para análise foi constituído a partir da aplicação de sequências didáticas. Ao avaliarmos os resultados das atividades propostas, estaremos examinando nossa própria prática pedagógica, e, portanto, realizando o método da pesquisa-ação, pois, nesse caso, teremos o pesquisador e os participantes atuando de forma cooperativa e participativa.