Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONAQUELLY CARMO DE JESUS
DATA: 29/09/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do Profhistória
TÍTULO: POSSIBILIDADES DO USO DO FORRÓ NAS AULAS DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Educação Histórica. Música e ensino de História.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:
Busca-se, neste trabalho, a resposta a seguinte questão de pesquisa: Como utilizar o forró nas aulas de História? A partir da pesquisa, será produzido um guia para professores apresentando diferentes possibilidades de como utilizar a música nas aulas de história, tendo como exemplo o uso do Forró, mas podendo ser adaptado para qualquer gênero musical. Sendo assim, tem como objetivo geral apresentar possibilidades do uso de músicas do gênero forró em sala de aula. Como objetivos específicos espera-se discutir a importância do uso da música nas aulas de História, produzir um caderno de sugestões de atividades utilizando o forró, investigar a recepção de alunos do 9º ano a aulas utilizando o forró, exercitar a habilidade de uso e interpretação de fontes históricas, promover o interesse pelo forró enquanto patrimônio cultural e fomentar o interesse pelo estudo da História, utilizando diferentes métodos e linguagens. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, utilizando o aporte de teóricos do Ensino de História, História Cultural e Música e Ensino de História como Bittencourt, Chartier, Napolitano e Hermeto. Também serão utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas.