Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA SANTOS CORREIA CAVALCANTI
DATA: 19/09/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de reuniões do ProfHistória
TÍTULO: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS À LUZ DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Cinema, Relações étnico-raciais, Ensino de história
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea
RESUMO:
A proposta desse trabalho é pensar, como os filmes Filhas do Vento (Joelzito Araújo, 2004) e Quanto vale ou é por quilo (Sérgio Bianchi, 2005), utilizam da história para explicar as permanências e mudanças nas interações raciais na sociedade brasileira contemporânea, nos fazendo pensar, portanto sobre os modos de representação da população negra. Como também, mostrar a importância de trazer essas discursões para a sala de aula. Dessa maneira, queremos compreender de que forma o uso do cinema na sala de aula pode contribuir no debate sobre as relações étnico-raciais. Para o estudo dos filmes trilharemos os caminhos indicados por Robert Stam no seu livro Multiculturalismo Tropical no qual ele analisa o cinema brasileiro desde as suas primeiras produções aos anos 70, a partir das questões étnico-raciais. As reflexões sobre filmes como produtores e difusores de conhecimento histórico conversaremos com a obra A história nos filmes e os filmes na história de Robert A. Rosenstone, no qual ele indica alguns caminhos metodológicos para pensar as narrativas históricas presente nos filmes. A base conceitual da pesquisa está ancorada no conceito de representação social do pesquisador Roger Chartier, que traz uma nova maneira da história Cultural ler o sistema social, a partir das representações produzidas pelos grupos sociais como forma de manutenção de poder. Atendendo às especificidades do mestrado profissional que tem como uma de suas finalidades, contribuir para a melhoria do ensino de história na educação Básica, por meio da construção de instrumentos de intervenção no processo de ensino e aprendizagem, elaboraremos sugestões de atividades pedagógicas para a utilização dos filmes Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004) e Quanto vale ou é por quilo (Sérgio Bianchi, 2005), no debate das relações étnico-raciais na sociedade brasileira.