Banca de QUALIFICAÇÃO: LIZ VASCONCELOS CRUZ SILVA

DISCENTE: LIZ VASCONCELOS CRUZ SILVA
DATA: 29/05/2024
LOCAL: Sala de aula 201 - DID VII.
TÍTULO: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL NAS ETAPAS DO PROCESSO PRODUTIVO DE REFEIÇÕES NOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS BRASILEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Restaurante universitário, sustentabilidade, segurança alimentar e nutricional, desperdício, processo produtivo.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

Os restaurantes universitários (RU) podem agir como atores importantes quanto à temática sobre sustentabilidade, ressaltando-se que esta é parte integrante do conceito de segurança alimentar e nutricional (SAN). Logo, há forte tendência no surgimento de restaurantes mais sustentáveis. Desse modo, considerando a importância dos restaurantes universitários como instrumento de implementação de políticas públicas brasileiras voltadas para a garantia do direito humano à alimentação adequada e de qualidade, além de seu impacto nas dimensões da sustentabilidade, tendo em vista a demanda regular de insumos, torna-se relevante avaliar as práticas de sustentabilidade ambiental, econômica e social envolvendo todas as etapas do processo produtivo de refeições adotadas nos RU de institutos de ensino federais; servindo de base, desse modo, para subsidiar os gestores públicos na definição de estratégias voltadas para a garantia da segurança alimentar e nutricional aliada à sustentabilidade. Assim, o objetivo desta pesquisa comporeende avaliar as práticas de sustentabilidade ambiental, econômica e social adotadas nas etapas do processo produtivo dos restaurantes universitários brasileiros.

.

Interno - 2215315 - SILVIA MARIA VOCI
Externo ao Programa - 2097654 - VIVIANNE DE SOUSA ROCHA
Externo ao Programa - 2934651 - PAULA RIBEIRO BUARQUE