Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILLE DANIELLE SANTOS GONÇALVES

DISCENTE: JAMILLE DANIELLE SANTOS GONÇALVES
DATA: 27/05/2024
LOCAL: DIDÁTICA VII, SALA 201.
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE A DUPLA CARGA DE MÁ NUTRIÇÃO E DESEMPENHO COGNITIVO DE ADOLESCENTES DO NORDESTE BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: estado nutricional, cognição, nutrição, adolescente.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

INTRODUÇÃO: A transição nutricional colabora para o surgimento da dupla carga de má nutrição, que é definida como a manifestação simultânea de desnutrição, sobrepeso e obesidade, o que pode contribuir para o surgimento de doenças crônicas. A fase da adolescência é um período de transformações biológicas e cognitivas, sendo que fatores comosedentarismo e alimentação inadequada favorecem mudanças no funcionamento cognitivo, como nas funções executivas e na aprendizagem. Assim, o adequado estado nutricional pode reduzir as chances de um desempenho cognitivo desfavorável para essa fase da vida. OBJETIVO: Avaliar a relação da dupla carga de má nutrição e seus determinantescom o desempenho cognitivo de adolescentes do Nordeste brasileiro. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo multicêntrico, observacional transversal, que será realizado em três Capitais do Nordeste brasileiro: Aracaju, João Pessoa e Fortaleza. Serão incluídos adolescentes com idade de 11 a 14 anos, estudantes de escolas públicas. Será realizada uma entrevista para aplicação de um questionário estruturado para obtenção dos dados socioeconômicos, demográficos e os fatores comportamentais. O desempenho cognitivo será avaliado por meio da aplicação de testes cognitivos, que avaliarãoa memória operacional, atenção e aprendizagem. Para avaliar o estado nutricional serão aferidas as medidas de peso e altura, circunferências abdominal e do pescoço, utilizando técnicas padronizadas. O consumo alimentar será avaliado pelo recordatório de 24 h, aplicado em dois dias não consecutivos. Também será avaliada a frequência e o tempo despendidopara a realização de atividade física por meio da aplicação de dois recordatórios de 24h. Modelos de regressão linear e logística serão testados para avaliar as associações entre a dupla carga de má de nutrição e o desempenho cognitivo (variável dependente), ajustados para as variáveis sexo, estágio de maturação sexual, informações socioeconômicas,energia consumida e prática de atividade física. P < 0,05 será adotado como estatisticamente significativo.RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que com a identificação da associação entre a dupla carga de má nutrição e o desempenho cognitivo de adolescentes, e das relações dos fatores ambientais com o desfecho pretendido, possam aumentar conhecimento sobre essa temática e subsidiar informações para o desenvolvimento de futuros estudos e para elaboração de políticas públicas voltadas para esse público.

Presidente - 2020866 - ANA MARA DE OLIVEIRA E SILVA
Externo ao Programa - 2097654 - VIVIANNE DE SOUSA ROCHA
Externo ao Programa - 2081986 - HECTOR JULIAN TEJADA HERRERA

Notícia cadastrada em: 16/05/2024 08:41