Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA PRUDENTE FREIRE LESSA
DATA: 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A formação da graduação em nutrição e a atuação na área de Saúde Coletiva.
PALAVRAS-CHAVES: Formação. Nutricionista. Saúde Coletiva.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População
RESUMO:
Um dos marcos históricos para a formação do nutricionista a nível nacional foi acriação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Nutrição, no qual delineia que o nutricionista é um profissional de perfil generalista,humanista e crítica, com capacidade de atuar a nível individual e coletivo, buscando apromoção, manutenção e recuperação do estado nutricional, além de prevenir doenças,levando em consideração a realidade social, política, econômica e cultural dosindivíduos ou grupos populacionais. O trabalho tem como objetivo analisar a formaçãoem nutrição das Instituições de Ensino Superior do estado de Sergipe na perspectiva daatuação em saúde coletiva; além de conhecer a percepção das(os) docentes,preceptoras(es) de estágio curricular e coordenadoras(es) dos cursos de graduação emnutrição do estado de Sergipe quanto à formação em saúde coletiva; e analisar aformação do nutricionista sob a percepção dos egressos de uma instituição pública doestado, com ênfase na saúde coletiva. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de carátertransversal, de natureza qualiquantitativa, com coleta de dados direta e revisão daliteratura científica. A pesquisa tem o intuito de levantar reflexões sobre a formação doprofissional nutricionista e a sua forma de atuação na saúde coletiva, a mesma trará umdespertar para a forma de ensino no cuidado, no olhar amplo. Pretende, além disso,colaborar com contribuições técnico-científicas e socioeconômicas para auxiliar nocuidado prestado à população em estudo e os futuros profissionais de saúde envolvidosnessa área temática, e no desenvolvimento de pesquisa voltada para o tema proposto.Para as instituições participantes a pesquisa trará um embasamento sobre a forma deensino. Por fim, os resultados auxiliarão a melhor compreender o processo ensinoaprendizagem. Propiciar reflexões críticas sobre a formação em nutrição, para quediscentes e docentes sejam capazes de deslocar a prática hegemônica para novas abordagens, mais humanizadas e sociais.