Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABEL SANTOS DE OLIVEIRA
DATA: 08/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões do DNUT
TÍTULO: PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: PRINCIPAIS LACUNAS DE CONHECIMENTOS PARA NUTRICIONISTAS, GESTORES E CONSELHEIROS QUE ATUAM NO PROGRAMA
PALAVRAS-CHAVES: Programa Nacional de Alimentação Escolar. Segurança Alimentar e Nutricional. Direito Humano à Alimentação Adequada. Lacunas. Capacitação.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO:
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma relevante estratégia de promoção da alimentação saudável, no entanto é preciso maior atenção à sua execução, a fim de garantir uma alimentação escolar consoante aos princípios que promovam a segurança alimentar e nutricional (SAN) e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Apesar de todo o reconhecimento ao programa e aos seus avanços, ainda existem lacunas a serem sanadas. O objetivo é realizar um diagnóstico situacional dos atores do PNAE sobre conhecimentos em SAN, DHAA e PNAE e suas necessidades para melhor execução do programa. Trata-se de um estudo do tipo observacional de delineamento transversal e abordagem qualiquantitativa. O estudo será realizado com nutricionistas, conselheiros e gestores envolvidos no PNAE das diversas regiões do Brasil. O instrumento de coleta de dados será um questionário semiestruturado, e será encaminhado juntamente com uma carta convite, via e-mail, com explicações dos objetivos da pesquisa e metodologia adotada. Serão elaborados três tipos de questionários, um para cada público, sobre aspectos sociodemográficos e demandas de conhecimentos relacionados à SAN, ao DHAA e ao PNAE, bem como as barreiras enfrentadas pelos envolvidos no PNAE em sua atuação. A análise qualitativa dos dados será a partir da técnica da Análise de Conteúdo. Os dados referentes à caracterização dos sujeitos da pesquisa serão analisados quantitativamente, a partir de análises descritivas de frequências absoluta e relativa e média e desvio-padrão. Associações entre estes aspectos e as principais categorias de análise advindas da técnica qualitativa poderão ser analisadas a partir do teste de qui-quadrado de Pearson, com nível de significância de 5%. Espera-se que este projeto forneça importantes subsídios para elaboração de cursos de capacitações para esses profissionais voltados à melhoria da atuação. Além disso, pretende-se incentivar a realização de outros estudos nessa temática.