Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIK MICHEL RODRIGUES DE SOUZA
DATA: 02/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Estado nutricional e condições socioeconômicas de crianças quilombolas do Brasil: uma análise de 2014 a 2019
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Estado Nutricional; Grupos Étnicos; Pré-Escolar; Vigilância Nutricional; Inquéritos Nutricionais.
PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:
Introdução: As comunidades quilombolas representam a resistência negra no Brasil, diante das opressões históricas sofridas e, lamentavelmente, vivem em condições de elevada vulnerabilidade socioeconômica, baixo acesso ao saneamento básico e aos serviços governamentais essenciais. Essas vulnerabilidades tornam-se preocupantes quanto a promoção do estado nutricional adequado e saudável das crianças quilombolas, uma vez que as más condições de vida repercutem negativamente no estado nutricional, culminando em déficit estatural, baixo peso e/ou excesso de peso. Logo, o objetivo deste estudo é analisar o perfil nutricional e socioeconômico de crianças pertencentes às comunidades quilombolas no Brasil. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo e retrospectivo sobre o estado nutricional e condições socioeconômicas de crianças menores de cinco anos de comunidades de remanescentes de quilombos do Brasil, no período de 2014 a 2019, utilizando as bases de dados do Sistema de Vigilância alimentar e Nutricional (SISVAN), do Ministério da Saúde, e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Ministério da Cidadania. Resultados Esperados: Reconhecendo, portanto, que o estado nutricional retrata o nível das condições de qualidade de vida das crianças esse estudo irá contribuir, por meio da publicação do artigo científico e submissão/apresentação de resumos em eventos científicos, para reforçar e estimular as entidades envolvidas com a saúde de crianças quilombolas acessarem, interpretarem e analisarem essas informações, de modo permanente e contínuo, buscando o acompanhamento, a revisão e/ou a criação de programas e ações que objetivam a melhoria do estado nutricional de crianças quilombolas.