Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA DE CASSIA CARVALHO CASTRO TELES

DISCENTE: RITA DE CASSIA CARVALHO CASTRO TELES
DATA: 07/06/2024
LOCAL: Lagarto
TÍTULO: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA LEPTOSPIROSE EM SERGIPE NO CONTEXTO DA SAÚDE ÚNICA
PALAVRAS-CHAVES: Epidemiologia; Leptospira sp; saúde pública; zoonoses
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

A leptospirose é uma doença zoonótica que ocorre em todo o mundo, mas é endêmica principalmente em países com climas tropicais e subtropicais úmidos. No mundo, há uma estimativa de mais de 500.000 casos a cada ano. Embora tenha sido caracterizada como uma doença rural, atinge cada vez mais as populações urbanas devido às enchentes associadas à aglomeração populacional de baixa renda, condições inadequadas de saneamento e alta infestação de roedores infectados. Dessa maneira, o fator ambiental é relevante na transmissão da doença, uma vez que o período das enchentes aumenta o contato dos humanos com as excretas dos animais reservatórios. A Saúde Única representa a interligação entre a saúde humana, animal e ambiental e a leptospirose é um exemplo de desequilíbrio desta relação. A análise dos aspectos epidemiológicos da leptospirose neste contexto é imprescindível para fomentar o planejamento de ações de controle em uma abordagem única. O objetivo desta pesquisa é descrever os aspectos epidemiológicos da leptospirose em Sergipe, no contexto da saúde única, no período de 2007 a 2022. Trata-se de estudo ecológico, envolvendo análise temporal e espacial dos casos confirmados, pelo critério de confirmação clínico-laboratorial, de leptospirose humana do estado de Sergipe, no período de 2007 a 2022. No período do estudo foram confirmados em Sergipe 516 casos de leptospirose, onde a predominância foi 81,20% em pessoas acima de 20 anos, 83,91% sexo masculino e 81,20% eram pessoas pardas e pretas. A taxa de letalidade foi de 27,2%. Em Sergipe 51 municípios apresentaram casos de leptospirose no período do estudo e a taxa bruta variou entre 0,45 a 18,61 casos por 100.000 habitantes. Entre os municípios com ocorrência de leptospirose, apenas seis municípios apresentam mais de 43,2% no atendimento total de esgoto e a menor cobertura de coleta dos resíduos sólidos foi de 33,83%. A correlação entre alta incidência de leptospirose e baixa cobertura no atendimento total com rede de esgoto foi observada em quatro municípios. A prevalência da doença é maior nos meses com maior frequência de chuva. É uma doença negligenciada no estado, pois a ocorrência é maior em pessoas com baixa escolaridade e em municípios sem saneamento básico adequado. Assim, a doença em Sergipe abrange a tríade humano-animal-ambiente cuja transmissão está relacionada à contaminação do ambiente com urina de reservatórios animais infectados.

Interno - 828.039.355-20 - GRACE ANNE AZEVEDO DÓRIA
Externo ao Programa - 1347234 - KARINA CONCEICAO GOMES MACHADO DE ARAUJO
Interno - 1977480 - PRISCILA LIMA DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 05/06/2024 14:42