A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: ANA CLÁUDIA SOUSA MENDONÇA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLÁUDIA SOUSA MENDONÇA
DATA: 11/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Relação de professores de diferentes disciplinas com tecnologias educacionais e com o seu uso pedagógico
PALAVRAS-CHAVES: Disciplinas. Práticas Pedagógicas. Professores. Relação com o saber. Tecnologias educacionais.
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O estudo visa compreender e analisar a relação de professores de diferentes disciplinas com tecnologias educacionais e com o seu uso pedagógico a partir do seguinte problema de pesquisa: na concepção dos professores de diferentes disciplinas, qual a relação entre as tecnologias educacionais e a prática pedagógica no trabalho de docência? Teve como campo de pesquisa uma escola da rede pública estadual do município de Aracaju/Sergipe/Brasil. O referencial teórico-metodológico está embasado no estudo fenomenológico de Merleau-Ponty (2018); na formação do espírito científico, de Gaston Bachelard (1996), e no sentido e sua relação com o saber, a mobilização e as dimensões, de Bernard Charlot (2000; 2005; 2009; 2013; 2020). A pesquisa envolveu 6 (seis) professores de diferentes disciplinas (Língua portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia) dos anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e um (Pedagogo) dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso descritivo, com análise dos dados baseada na Fenomenologia Existencial de Merleau-Ponty (2018). Como instrumentos de produção de dados, foram definidos a entrevista semiestruturada e o “balanço tecnológico educacional”, inspirado no “Balanço do Saber”, do pesquisador Bernard Charlot; o caderno de campo e a observação com uso da tipologia da estruturação das aulas. As análises, a partir das experiências vividas, demonstraram que o tripé técnica, teoria e prática (dimensão didático-pedagógica e as tecnologias educacionais) na prática pedagógica são essenciais para a construção da identidade docente e a relação com o saber dos sujeitos das diferentes disciplinas pesquisadas, produzindo saber científico, a partir da relação que o sujeito estabelece consigo mesmo, com os outros e com o mundo. No entanto, a pesquisa apontou a necessidade de uma Política Pública Educacional na Rede Estadual de Ensino de Sergipe que promova formação continuada voltada para a utilização de ferramentas tecnológicas educacionais, assim como escolas estruturadas que possibilitem ao professor práticas pedagógicas que desenvolvam no educando atividade intelectual que desperte sentido e prazer no aprender.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - EÂNES DOS SANTOS CORREIA
Externo à Instituição - JYMMYS LOPES DOS SANTOS
Interno - 3152714 - MÔNICA ANDRADE MODESTO
Externo à Instituição - PATRÍCIA VERÔNICA NUNES CARVALHO SOBRAL DE SOUZA
Externo à Instituição - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 11/06/2024 12:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19295-ad7fbbb3d7