Banca de DEFESA: MARGARIDA MARIA ARAUJO BISPO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARGARIDA MARIA ARAUJO BISPO
DATA: 20/06/2024
LOCAL: meet.google
TÍTULO: PRODUZINDO OLHARES SOBRE A SEXUALIDADE REFERENCIADA AO LGBTQIAP+ NO CENÁRIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Direitos. Ensino Médio. LGBTQIAP+. Homofobia.

No contexto educacional que engloba a Educação Básica, abordar o conceito de gênero e sexualidade teve como pretensão compreender como as/os LGBTQIAP+ vivenciam suas experiências no cotidiano de uma escola do Ensino Médio na cidade de Tobias Barreto/Sergipe. Nesta direção, essa pesquisa teve como objetivo geral desvelar as representações sociais, os saberes construídos e as estratégias mobilizadas por professoras/professores em uma Escola do Ensino Médio em Tobias Barreto/SE, com relação à diversidade de gêneros, referenciados no corpo-sexuado de alunos/alunas LGBTQIAP+ na ampliação de direitos e construção da cidadania. A metodológica proposta tem por base a perspectiva feminista, pós-estruturalista e queer, visando desvendar as sociabilidades de grupos LGBTQIAP+ no cotidiano da escola pública. A produção do conhecimento sobre o objeto tem por base uma pesquisa de caráter etnográfico, por meio das seguintes fontes: A) Observação participante como uma das medidas mais diretas e objetivas, para permitir a observação em meio natural e a coleta de dados "ao vivo" das interações e práticas sociais desenvolvidas com grupos na escola; B) Diário de campo – ferramenta praticamente incontornável nas práticas etnográficas, que será usado enquanto espaço de junção dos materiais etnográficos; C) Oficina Literária composta por quatro professoras de Língua Portuguesa e um professor de Educação Física do Ensino Médio noturno do CEABR, para discussão do uso da Literatura Homoerótica com a contribuição teórica de autoras/autores que abordam a temática; D) Grupo Focal composto por três grupos de seis alunas/alunos perfazendo o total de dezoito componentes. Os grupos focais possibilitam um processo de sentido em relação ao que está sendo abordado na pesquisa, pois é um procedimento efetivo na coleta de material discursivo. As gravações adquiridas nas Oficinas Literárias e nos Grupos Focais foram precisas na obtenção das narrativas sobre homofobia velada/violenta nas experiências das/dos LGBTQIAP+ por meio da verossimilhança existente nas obras literárias a elas/eles apresentadas nos Grupos Focais. O referencial metodológico geral para a análise das formas simbólicas se alinha à hermenêutica em profundidade para a interpretação de formas de representações circulantes sobre o objeto, inclusive nos textos da literatura homoerótica adotados. Essa opção metodológica permitiu a Análise Sócio-histórica, Análise Formal ou Discursiva e a Interpretação/Reinterpretação, articuladas com outros métodos de análise e estratégias de construção simbólica, imersas e produzidas em meio a relações de poder, tornando a sexualidade cada vez mais visível e enunciável. O olhar do hermeneuta deve ter sempre presente que a capacidade de compreensão dos processos simbólicos é algo comum e cotidiano aos seres humanos em sociedade e não um procedimento especializado do cientista.

Externo ao Programa - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo à Instituição - CELECINA DE MARIA VERAS SALES
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Interno - 00.000.000/0000-00 - JOSÉ PAULO GOMES BRAZÃO