Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA MARQUES CRUZ SILVA ACCIOLY

DISCENTE: MARILIA MARQUES CRUZ SILVA ACCIOLY
DATA: 17/06/2024
LOCAL: Sala 408B - Didática VII
TÍTULO: DO ENSINO PRIMÁRIO AO SECUNDÁRIO: ITINERÁRIOS ESCOLARES DOS DISCENTES DO GRUPO ESCOLAR PADRE DANTAS, MARUIM/SE, PARA O ATHENEU SERGIPENSE, ARACAJU/SE (1946-1972)
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Escolar. História da Educação. Ensino Primário. Ensino secundário. Itinerários discentes.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

A presente dissertação, em construção, tem como objeto os egressos do Grupo Escolar Padre Dantas (GEPD), da cidade de Maruim/SE, que continuaram seus estudos no Ginásio Maroinense ou no Atheneu Sergipense, instituição na qual cursaram o científico. O objetivo geral consiste em investigar os itinerários escolares de um grupo de discentes entre o primário e o secundário. Para tanto, traça-se como objetivos específicos: a) discutir aspectos históricos do Grupo Escolar Padre Dantas, do Ginásio Maroinense e do Atheneu Sergipense; b) investigar a cultura material escolar que esteve presente na formação desses alunos, nas três instituições educativas que estudaram; c) analisar as memórias dos egressos do GEPD que ingressaram no Atheneu Sergipense, construindo um perfil socioeconômico desses discentes. No tocante à revisão de literatura, foram percorridos os escritos de pesquisadores nas áreas que trabalham, especificamente, sobre os grupos escolares como, por exemplo: Azevedo (2012), Santos (2013), Souza (2009), Oliveira, Oliveira e Costa (2024) e Valdemarin (2010). No âmbito do ensino secundário, a nível nacional e local, busca-se percorrer também os escritos de Silva (1969), Nunes (2000); Souza (2008), Dallabrida (2009); Alves, Oliveira e Costa (2020; 2021). A busca pelas fontes deu-se em acervos particulares, no Arquivo Público do Estado de Sergipe – APES, na Biblioteca Pública Epiphânio Dórea-BPED, no Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense – CEMAS e no arquivo geral do Atheneu Sergipense. Serão realizadas entrevistas com um grupo de ex-alunos. No âmbito do referencial teórico metodológico, pretende-se discutir com a perspectiva de “itinerários” de Jean François-Sirinelli, em diálogo com os estudos sobre a cultura escolar, de Agustín Benito Escolano, somados aos trabalhos que tratam da memória, com Ecléa Bosi. A dissertação se encontra em andamento, no segundo semestre do mestrado, sendo a fase de coleta de fontes, início das análises, estudo do referencial teórico e realização das entrevistas.

Presidente - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Interno - 432.578.959-68 - NORBERTO DALLABRIDA
Externo ao Programa - 3314515 - SIMONE PAIXÃO RODRIGUES
Externo à Instituição - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS