Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORAH TELES DE MENESES GONÇALVES
DATA: 16/08/2024
HORA: 10:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Avatar Games e Subjetividades Dissidentes na Educação Superior
PALAVRAS-CHAVES: avatar games; subjetividades dissidentes; ensino superior.
PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A pesquisa em questão fundamenta-se na compreensão das possibilidades que a multiplicidade de e-games e seus respectivos gadgets disponíveis na era pós-digital oferecem para jogadors-sujeits-trans*, ao permitir a criação de representações imagéticas estilizads de si mesms, a partir das lateralidades ou dobras do seu eu original (Rose, 2011): os avatares. Nesse sentido, este estudo busca investigar o impacto dos avatar games na construção das subjetividades “on-line” e seus desdobramentos na educação informal e identidades “off-line” de estudantes do ensino superior. Sendo assim, tem como locus a Universidade Federal de Sergipe e como população a ser estudada, discentes maiores de 18 anos, não-cis e adepts a jogos eletrônicos. A metodologia da pesquisa segue a abordagem qualitativa interpretativista (Gil, 1999), cuja coleta de dados é realizada a partir de entrevistas semiestruturadas e interpretadas por meio do Entrelace Analítico (Boa Sorte et al, 2023). Intentando, assim, produzir resultados e contribuições geradas por uma investigação 360º de um fenômeno de tamanha complexidade.