Banca de DEFESA: HIANGA FAYSSA FERNANDES SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HIANGA FAYSSA FERNANDES SIQUEIRA
DATA: 18/07/2024
LOCAL: LOCAL A DEFINIR
TÍTULO: RECONSTRUÇÃO DE MAMA: RESULTADO COSMÉTICO, SATISFAÇÃO, QUALIDADE DE VIDA E A PROPOSIÇÃO DE UMA NOVA ESCALA DE AVALIAÇÃO ESTÉTICA
PALAVRAS-CHAVES: Câncer de mama; Procedimentos Cirúrgicos Reconstrutivos; Qualidade de Vida; Satisfação do paciente; Estética
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: A reconstrução de mama é um tratamento complementar à mastectomia,com o objetivo de recuperar o monte mamário, melhorar a satisfação e a qualidade devida dessas mulheres. Objetivo: a presente pesquisa objetiva avaliar a reconstrução demama considerando os resultados cosméticos, satisfação pessoal e qualidade de vida,comparar a avaliação estética do cirurgião plástico com os médicos generalistas epropor uma nova escala de avaliação estética para mamas reconstruídas que utilizavariáveis discretas. Metodologia: Foram incluídas no estudo 46 mulheres submetidas areconstrução de mama no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. Aqualidade de vida foi avaliada através do questionário WHOQOL-bref e as variáveis​​sociodemográficas, comorbidades, grau de satisfação quanto a mama reconstruída edados do tratamento foram colhidos através de uma ficha clínica. Os resultados estéticosforam avaliados por 5 cirurgiões plásticos, com 10 anos ou mais de atuação na CirurgiaPlástica, experientes em reconstrução de mama e membros titulares da SociedadeBrasileira de Cirurgia Plástica, as escalas utilizadas foram a Garbay e a sugerida poreste estudo. Selecionou-se 20 mulheres com os melhores (7), médios (6) e piores (7)resultados estéticos e que foram posteriormente avaliadas por outros 16 cirurgiõesplásticos e 16 médicos generalistas. O nível de significância adotado foi de 5% e osoftware utilizado foi o R Core Team 2023 (Versão 4.3.0). O presente estudo foiaprovado pelo comitê de ética em pesquisa do HU-UFS. Todos os sujeitos do estudoassinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: as pacientes comreconstrução tardia tiveram melhor qualidade de vida no domínio físico que as comreconstrução imediata (p=0,032), apesar de não se observar melhor resultado cosméticonem satisfação com a mama operada. As pacientes com mamas melhor posicionadasmostraram-se mais satisfeitas. Para as pacientes com reconstrução usando retalho domúsculo Grande Dorsal, foi observada uma correlação positiva e significativa entre asatisfação com a mama operada e a forma (r = 0,54, valor-p = 0,026) e a posição (r =0,68, valor-p = 0,003). Os cirurgiões plásticos avaliaram de forma mais positiva oresultado estético das pacientes comparados aos médicos generalistas. A escala deavaliação estética sugerida por este estudo obteve coeficientes de correlação intraclasseválidos, 0,9 para avaliação estética geral da mama e o menor foi para definição do sulcoinframamário 0,77. A área abaixo da curva variou de 0,85 a 0,97. Conclusão: Esteestudo evidenciou que as mulheres reconstruídas se sentem mais satisfeitas com suasmamas quando a neo-mama está mais bem posicionada, apesar deste resultado nãoimpactar na qualidade de vida. As mulheres com reconstrução tardia obtiveram melhorqualidade de vida no domínio físico em relação as mulheres com reconstrução imediata,entretanto não houve diferenças na avaliação estética nem na satisfação. Os cirurgiõesplásticos avaliaram os resultados das reconstruções mamárias com notas maiores emrelação aos médicos generalistas, com correlação positiva em relação ao tempo deatuação em cirurgia plástica. A escala sugerida por este estudo mostrou-se eficaz naavaliação dos resultados estéticos da mama reconstruída.(Versão 4.3.0). O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do HU-UFS. Todos os sujeitos do estudo assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.
Resultados: as pacientes com reconstrução tardia tiveram melhor qualidade de vida nodomínio físico que as pacientes com reconstrução imediata (p=0,032), apesar de não seobservar melhor resultado cosmético nem satisfação com a mama operada. Oposicionamento da mama reconstruída obteve melhor avaliação de satisfação (0,048).Para as pacientes com reconstrução usando Retalho do musculo Grande Dorsal associadoa implante mamário, foi observada uma correlação positiva e significativa entre asatisfação com a mama operada e a forma (r = 0,54, valor-p = 0,026) e a posição (r = 0,68,valor-p = 0,003). Os Cirurgiões plásticos avaliaram melhor o resultado estético daspacientes comparados aos médicos generalistas. A escala de avaliação estética sugeridapor este estudo obteve os coeficientes de correlação intraclasse (CCI) válidos, e 0,9 paraavaliação estética geral da mama e o menor foi para definição do sulco inframamário0,77. A área abaixo da curva variou de 0,85 a 0,97. Conclusão: Este estudo evidenciouque as mulheres reconstruídas se sentem mais satisfeitas com suas mamas reconstruídasquando a neo-mama está mais bem posicionada, apesar deste resultado não impactar naqualidade de vida. As mulheres com reconstrução tardia obtiveram melhor qualidade devida no domínio físico em relação as mulheres com reconstrução imediata, entretanto nãohouve diferenças na avaliação estética nem na satisfação. Os cirurgiões plásticosavaliaram resultado das reconstruções mamárias com notas maiores em relação aosmédicos generalistas, com correlação positiva em relação ao tempo de atuação emcirurgia plástica. A nova escala de avaliação estética sugerida por este estudo pode serconsiderada válida, pois apresentou validação convergente e acurácia diagnóstica.

Interno - 154.064.405-78 - CARLOS ANSELMO LIMA
Externo à Instituição - EVÂNIA CURVELO HORA
Externo ao Programa - 1643234 - LIGIA MARA DOLCE DE LEMOS
Externo à Instituição - MARCELA SAMPAIO LIMA