Banca de DEFESA: BRENO SANTANA SANTOS
19/01/2018 20:41
A empatia desempenha um papel essencial em interações sociais, como, por exemplo, em processos de ensino-aprendizagem efetivos, nas relações professor-aluno e nas relações empresa-cliente ou colaborador-consumidor, retendo potenciais parceiros e proporcionando-lhes maior satisfação. Em paralelo, a Comunicação Mediada por Computador (CMC) auxilia as pessoas em suas interações, especialmente quando é necessário contornar as limitações de espaço-tempo. Em CMC, existem diversas abordagens para promover empatia em interações sociais ou humano-computador. Contudo, para este tipo de comunicação, um mecanismo pouco explorado para ganho de empatia é o uso da teoria da Neurolinguística, a qual apresenta a possibilidade de desenvolvimento de Sistemas Representacionais Preferenciais (SRPs) para cognição em seres humanos. Neste contexto, o presente trabalho apresenta a concepção e os resultados obtidos por meio de avaliações experimentais da biblioteca NeuroMessenger, a qual utiliza Neurolinguística, Psicometria e Mineração de Textos para promover empatia entre interlocutores, a partir da identificação de SRPs e sugestão de matching (espelhamento) textual baseado nesta identificação. Os resultados mostraram que a utilização do mesmo padrão de texto (SRP) aumenta a empatia entre os interlocutores de Sistemas Colaborativos, evidenciando que o recurso de matching pode melhorar significativamente a comunicação e formação de rapport em ambientes digitais.
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